Saber a quem ouvir faz toda a diferença

28/02/2021

Foi em 1 de outubro de 1975 que o mundo viu pela última vez a luta entre dois dos maiores boxeadores de todos os tempos: Muhammad Ali e Joe Frazier, frente à frente pela terceira vez, agora em Manila, nas Filipinas.

O primeiro deles foi em pleno Madison Square Garden, em Nova York, 1971, que ficou conhecido como a "Luta do Século". Ambos chegaram invictos para o combate, mas Frazier derrotou Ali (31-0 até então) por decisão unânime para garantir sua 27ª vitória na carreira.

Ambos retornariam ao Garden em 1974, já com derrotas em seus cartéis, para a revanche. Nela, foi a vez de Ali vencer na decisão por pontos. O combate nas Filipinas levaria ao desempate e seria histórico. O horário local da luta foi às 10h, para atender as demandas de audiência internacional. O ambiente no Araneta Coliseum era quente. A temperatura no ringue era de quase 50ºC, fora as luzes que afetavam diretamente os lutadores. 

O combate foi intenso. Nos rounds finais, Muhammad Ali e Joe Frazier já estavam exaustos. Eles mal conseguiam parar em pé. Num lado do ringue, Frazier não podia nem abrir os olhos com os golpes recebidos, mas não estava disposto a se render. Ele ainda tinha coragem para continuar lutando. Porém, Eddie Futch, o seu treinador convenceu-o com a frase "Senta filho. Acabou. Nunca ninguém esquecerá o que você fez aqui esta noite." Foi assim que Frazier se resignou. Do outro lado do ringue, Ali também não estava em melhores condições. Pediu a seu treinador, para retirar as luvas e se render. Ele já não podia lutar mais. Mas seu treinador estava empurrando-o de volta para o ringue. "Levante-se, filho" foram suas palavras.

Enquanto Frazier queria continuar lutando para alcançar a vitória, Ali havia se rendido. Naqueles segundos, Futch, técnico de Frazier, comunicou ao árbitro que seu pupilo saía. Ali levantou os braços em vitória e depois desmoronou. "Foi o mais próximo que cheguei da morte", disse Ali abatido depois de vencer a batalha épica. Se Frazier tivesse se levantado para continuar lutando, ainda sem ver, ganharia de Ali porque ele não conseguiria se manter em pé. Mas a história mostrou que as palavras de seus treinadores foram decisivas para o resultado final. 

Quem define a vitória ou a derrota na tua vida? Com certeza tua escolha, tua decisão. Porém, já parou para pensar a quem você está ouvindo? Quem é, na tua vida, que te diz: "levante-se" ou "sente-se"?

Oro a Deus para que um dia, quando escutares a voz da serpente não fiques em estado de encantamento igual à Eva, mas sim como Pedro responda: "Senhor, sobre a Tua palavra, lançarei a rede" Lucas 5:5. 

Autor Parceiro: Pr. Daniel Garay     

Esta mensagem abençoou o seu dia? Você sentiu Deus falar ao seu coração? Certamente, muitas outras revelações a Bíblia lhe dará! Você aceita esse presente? Então, clique agora no botão abaixo: