Por que Jesus não desceu da cruz?

01/04/2021

Jesus pendia na cruz, o corpo lacerado pelos açoites, a cabeça perfurada pela coroa de espinhos, os pés e as mãos cravados na dura madeira. A mais horrível das mortes até ali inventada pelo homem sob a inspiração do autor da morte. À Sua direita e esquerda, uma cruz de cada lado. O que O diferenciava dos dois ladrões que ali também sofriam a cruciante dor?

Um dos malfeitores tentou justificar porque ali pendia um inocente no meio do espetáculo: "Somos culpados, mas este nenhum mal fez..." (Lucas 23:41). Em meio à multidão que presenciava tudo, muitos escarneciam dEle gritando: "...se és o Filho de Deus, desce da cruz..." (Mateus 27:40); "...salvou a outros, salva-te a ti mesmo, desce!" (Mateus 27:42). O ladrão próximo ao Seu ouvido blasfemou as mesmas palavras (Lucas 23:35 a 41).

A Bíblia é clara em dizer que "Deus entregou Seu Filho..." (João 3:16) e "...Jesus foi obediente até a cruz..." (Filipenses 2:8). Então, Cristo estava ali cravado, não porque os romanos assim o sentenciaram, mas sim porque Seu sacrifício já estava planejado "...desde a fundação do mundo..." (1 Pe 1:20). Os insultos e blasfêmias proferidos pela multidão escondiam a vontade do próprio Satanás: frustrar o plano de Deus e condenar a raça humana à escravidão eterna.

Sim, Jesus poderia ter descido da cruz, Ele tinha poder para isso. O sofrimento físico que sentia era o mesmo de todo condenado à cruz. Os ladrões sofreram, alguns apóstolos e mártires cristãos também passaram por isso. Se o Filho de Deus quisesse fugir de algum sofrimento seria a dor da separação do Pai, o fardo dos pecados de toda humanidade, a segunda morte: a morte eterna. Mas não, Ele não desceu, porque se tivesse descido, você e eu teríamos que subir e sofrer toda angústia sofrida por aquele que "...nos justificou com o Seu sangue para sermos salvos da ira..." (Romanos 5:9). A ira de Deus que cairá sobre todo aquele que obedece ao pecado (Romanos 2:6 a 8).

No último dia, haverá dois grupos: os salvos e os perdidos, os que estarão dentro da Nova Jerusalém e os que estarão dentro do lago de fogo e enxofre (Mateus 25:34,41). Todos estarão recebendo sua recompensa. Não há uma terceira opção. Foi para que você e eu tivéssemos estas opções de escolha que Jesus não desceu da cruz. Peça perdão a Deus, ande com Ele, estude Sua palavra e um dia... naquele tão sonhado dia, esteja de pé, confiante, firme nas promessas, porque avistará no Céu o seu Redentor triunfante pronto para te buscar. Em Sua cabeça não mais uma coroa de espinhos, mas uma coroa de glória, porque Ele é e sempre será o Rei dos reis e Senhor dos senhores.

Dedique-se ao estudo da Bíblia e prossiga com fé, pois esse encontro já está marcado na agenda de Deus.

Autor Parceiro: Rogerio Vieira

Esta mensagem esclareceu suas dúvidas? Você sentiu Deus falar ao seu coração? Certamente, muitas outras revelações a Bíblia lhe dará! Você aceita esse presente? Então, clique agora no botão abaixo: