Por que Jesus chorou?

27/02/2021

No livro "The topography of tears" (A Topografia das Lágrimas) de Rose-Fynn Fisher, ela registra microscopicamente o produto líquido das lágrimas. A química encontrada em cada tipo de lágrima diverge uma da outra. Por isso, ela categorizou em três tipos:

 1. Lágrimas basais (hidratam e mantém a sua saúde ocular).

2. Lágrimas reflexivas (evitam a contaminação de substâncias estranhas ao olho).

3. Lágrimas emocionais (causadas por um forte estresse emocional).

Em João 11:35, lemos uma frase extraordinária: "Jesus chorou". O verbo "chorou" no original grego é "dakruo", o que indica que Jesus verdadeiramente derramou lágrimas. Ao ver Marta, irmã de Lázaro, chorando e também os judeus, moveu-se muito em espírito e perturbou-se. Jesus sente a tragédia da morte. Teve que dar espaço para a morte, no mundo perfeito que Ele criou.

Por que Jesus chorou?
Jesus demonstrou compaixão, empatia e piedade provenientes do Seu coração. Embora estivesse prestes a ressuscitar Lázaro dos mortos, a dor de uma família da qual Ele era tão próximo O afetou física e emocionalmente. Contudo, Jesus estava chorando não só pela morte de um amigo querido. Ele estava contemplando um quadro muito maior: "Pesava sobre Ele a dor dos séculos. Viu os terríveis efeitos da transgressão da lei divina. Viu que, na história do mundo, começando com a morte de Abel, o conflito entre o bem e o mal havia sido incessante. Lançando o olhar através dos séculos vindouros, viu o sofrimento e a dor, as lágrimas e a morte que seriam a sorte dos homens. Pesavam-Lhe fortemente sobre a alma as misérias da humanidade pecadora, e se rompeu a fonte de Suas lágrimas quando Ele almejava aliviar-lhes todas as aflições." (Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p. 534).

Olhe para trás, e veja as lagrimas que você já derramou. Você pode até estar chorando agora, mas esse choro não será para sempre, a alegria virá; Assim como Deus agiu em seu favor lá atrás, desta vez não será diferente. Deus vai te levantar do pó, porque Ele é Deus. Não se desespere, lembre da promessa de Apocalipse 21:4: "E Deus enxugará de seus olhos toda lágrima; e não haverá mais morte, nem haverá mais pranto, nem lamento, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas". Não se esqueça: ainda que chore à noite, saiba que a sua alegria virá pela manhã! Você pode até chorar, mas você irá sorrir! Confie em Deus, entregue suas lágrimas! 

Autor Parceiro: Pr. Daniel Garay

Esta mensagem esclareceu suas dúvidas? Você sentiu Deus falar ao seu coração? Certamente, muitas outras revelações a Bíblia lhe dará! Você aceita esse presente? Então, clique agora no botão abaixo: