Os milagres de Jesus

30/03/2021

Na passagem bíblica do evangelho de João, capítulo 5, encontramos a prova de um grande milagre efetuado por Jesus. A narrativa conduz ao cenário do tanque de Betesda, local de uma das festas do povo judeu. Naquele local havia grande concentração de doentes, enfermos, cegos, coxos e paralíticos, todos aguardavam o momento certo de adentrar às águas e poderem obter a cura quando a água se movesse.

Lendo a passagem, podemos obter mais dados sobre a doença da pessoa que se encontrou com Cristo, já que o texto declara: "Estava ali um homem enfermo havia 38 anos" João 5:6. 

Cristo, ao ver aquele homem, perguntou se ele gostaria de ser curado, ao que ele respondeu que não isso não seria possível, pois ao chegar perto do tanque, sempre tinha alguém que tomava a sua frente e ele não conseguia mergulhar.

Ao se deparar com tal situação, Jesus ordenou a este homem que ele fosse curado: "Então, lhe disse Jesus: levanta-te , toma o teu leito e anda" João 5:8.

A ordem imperativa de Jesus sempre traz primeiro um contraste de fazer algo antes de querer que alguém entenda o propósito. Aquele homem primeiramente não entendeu a pergunta sobre a sua cura, mas ele ansiava por isso.

Ao retornar ao templo para agradecer, ele pôde ouvir do Messias quem verdadeiramente o tinha curado. Nessa porção da Palavra, Jesus manifestou mais um milagre dentre tantos outros que executou no Seu ministério.

Mesmo sem estar fisicamente presente, Cristo realizou um milagre e tanto por meio do Espírito Santo! Alguns podem se perguntar: seria isso possível? Claro! Atos 3 e 4 é nossa referência. O texto apresenta um paralítico, que também convivia com sua enfermidade há bastante tempo: "Ora, tinha mais de quarenta anos aquele em quem se operara essa cura milagrosa" Atos 4:22.

Como instrumentos do Espírito de Deus, os discípulos Pedro e João curaram aquele homem.

Não se sabe se em algum momento antes desse milagre aquele que estava no tanque de Betesda e foi curado teve algum encontro com o paralítico do livro de Atos, mas se isso foi possível, com certeza aguçou a procura deste homem em também obter a cura. Ele implorou aos seus amigos para que o levassem ao templo para que também fosse curado. Afinal, eram longos anos sem poder desfrutar de uma vida saudável.

No página 57 do livro Atos dos Apóstolos, existe a narrativa que o estado deste homem era desesperador. Quando chegou ao templo, descobriu que Jesus tinha sido morto e crucificado. Ali também sentia morrerem suas esperanças.

Naquele momento, ele se questionou o porquê de somente ele não ter sido curado, porque todos tiveram chance e ele não. A partir dali, ele se mostrou resignado com o seu destino e resolveu mendigar.

Todos os dias, pessoas o levavam à porta do templo esperando por uma moeda. Todas as suas esperanças haviam sido pregadas no madeiro com Jesus.

Certa vez, "vendo ele a Pedro e João, que iam entrar no templo, implorava que lhe dessem uma esmola" Atos 3:3. E, ao aproximarem-se dele, o paralítico pensou que receberia uma moeda, mas na verdade recebeu uma resposta que ao primeiro impacto o deixou muito triste, porém o desfecho da frase foi e continua sendo acalentador a todos que, pela fé, mergulham na história e escutam as palavras de Pedro a dizer: "não possuo nem prata, nem ouro, mas o que eu tenho, isso te dou: em nome de Jesus, o Nazareno, anda!" Atos 3:6.

Talvez Pedro tenha complementado dizendo que estava ali para lembrá-lo do seu sonho, para dar aquilo que ele procurou durante tanto tempo. Quando o paralítico ouviu que em nome de Jesus seria curado seu rosto se modificou.

Ele começou a andar, saltar e louvar o nome do Senhor. Os milagres de Jesus são realmente inexplicáveis!

Quando você menos imagina, um mensageiro de Deus pode cruzar o seu caminho e falar com você em nome do Senhor Jesus. A sua missão, como a de Pedro e João, também é lembrar a outros do milagre e da promessa de que um dia todos poderão, por meio do nome de Cristo, caminhar, pular e louvar a Deus.

Autor Parceiro: Sander Muletaler

Esta mensagem abençoou o seu dia? Você sentiu Deus falar ao seu coração? Certamente, muitas outras revelações a Bíblia lhe dará! Você aceita esse presente? Então, clique agora no botão abaixo: