O que o mundo mais precisa?

15/04/2021

INTRODUÇÃO
A mensagem de Atos 1:6-8 começa com uma indagação dos discípulos: "Senhor, será este o tempo em que restaures o reino a Israel?". O desejo da chegada do Reino de Deus é um tema presente na agenda de todo cristão. Viver com Jesus para sempre é a certeza de que dias melhores virão. Os anos de 2020 e 2021 estão marcados de óbitos e perdas. Quem já não teve que se despedir de alguém que faleceu devido às complicações causadas pela Covid-19? Em meio a tanto sofrimento, a pergunta feita aproximadamente 2000 anos atrás pelos primeiros discípulos de Jesus ecoa por gerações da seguinte maneira: "Até quando, Senhor, nós teremos que esperar?". Veja o que Jesus respondeu em Atos 1:8. A resposta de Jesus para essa pergunta começa no v.7 "não vos compete saber o tempo ou épocas" e se complementa com uma outra promessa enquanto vivemos aqui, v.8, "e recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas (...) até os confins da terra". A resposta de Jesus traz agora uma grande pergunta: o que o mundo mais precisa?

1. AS PESSOAS QUE O MUNDO MAIS PRECISA (1:8)
A fala de Jesus impressiona nossa mente para o cumprimento da missão, onde Ele nos convida a "testemunhar de Jesus". A palavra "testemunha", do gr. 'martures' direciona a ação de todo discípulo em confirmar o que viram e ouviram sobre Jesus em sua relação pessoal com Ele. Ou seja, além de sermos uma voz ativa do Reino, é também um chamado para ser uma confirmação dEle em cada aspecto de nossas vidas. Seguindo essa lógica, viver como testemunha é ser uma cópia de Cristo em cada lugar que visitamos ou frequentamos.

A leitura mais adiante, em Apocalipse 1:3, amplia o sentido da testemunha em sua missão. Quando entendemos que existe uma mensagem que precisa ser expressada e recebida, precisamos entender como essa mensagem está sendo apresentada e também entendida. O texto mostra que felizes são os que recebem a mensagem. Unindo os dois textos, onde um amplia o sentido de confirmar o que vemos, ouvimos e vivenciamos com Jesus. O outro texto aprofunda ainda mais essa alegria ao mostrar que vidas podem ser transformadas pela confirmação de Jesus em nossa vida. 

Somente quando entendemos que existe uma missão antes do retorno de Jesus a este mundo é que passamos a buscar incessantemente o poder do Espírito Santo. Você se lembra das palavras de Jesus: "sem mim nada podeis fazer". (João 15:5)? Sem a atuação do Espírito Santo em nossa vida não faremos nada, absolutamente nada, para transformar vidas. Entenda, precisamos do poder do Espírito, pois a Sua obra fará o que não podemos fazer: converter corações. 

1. Testemunhas: amor em ação
2. Aqueles que ouvem, leem e guardam (Ap 1:3)
3. Que entende a mensagem (link com o Espírito Santo)

2. A IGREJA QUE O MUNDO MAIS PRECISA
Enquanto escrevia este sermão me questionei em vários momentos: o que o mundo mais precisa? Quando fazemos esta pergunta entendemos que ela precisa ser repartida e respondida uma a uma. Perceba: 1) Existe um grupo de pessoas em jogo? 2) Existe alguma necessidade em questão? 3) Como posso oferecer algo que atenda suas necessidades? Curiosamente, essas não deveriam ser as perguntas que todo cristão deveria fazer no processo de evangelização de pessoas?

Quando entendemos que a igreja é uma resposta de Deus para um mundo condenado, percebemos que a igreja é mais orgânica do que se parece. Não foi por acaso que Paulo comparou a igreja com o "corpo" (Rm 12:4-5). Cada função tem um objetivo e a unidade dessas funções, na realidade da igreja, é tornar acessível a salvação. Só oferecemos o que já experimentamos. As pessoas só seguirão Jesus se perceberem uma mudança radical em Seus discípulos; precisamos confirmar para o mundo o que Ele fez em nós. Como podemos tornar esse processo real na vida da igreja? Unicamente pela atuação do Espírito Santo. "A boca fala o que o coração está cheio" (Mt 12:34). A igreja só viverá o sobrenatural quando estiver cheia do Espírito Santo.

Quando isso acontece na igreja passamos a abrir mão de nossas preferências, às vezes totalmente contrárias ao caráter de Deus, para enfim cumprir a missão. É partindo da necessidade dos que ainda não conhecem a Jesus é que entendemos a missão de Cristo neste mundo: "Eu lhes fiz conhecer o Teu nome e ainda o farei conhecer, a fim de que o amor com que me amaste esteja neles, e eu neles esteja". (João 17:26). A mentalidade de uma igreja que responde às questões iniciais desta seção é que fará a diferença no mundo, que será uma testemunha fiel, que cumprirá o que Deus espera de nós.

É na comunhão entre aqueles que já conheceram Jesus e daqueles que irão conhecê-Lo que o Evangelho se torna inclusivo e, totalmente, incompatível com o egoísmo.

1. Uma Igreja cheia do Espírito Santo
2. Uma Igreja que está focada em salvar pessoas
3. Uma Igreja servidora 

3. A MENSAGEM QUE O MUNDO MAIS PRECISA 
Certa vez lendo um livro de Tim Keller, li um trecho que mudou para sempre a minha percepção do Evangelho: "À medida que entender o que Jesus fez por você e descansar na salvação que Ele comprou para você, esse padrão de sacrifício e amor substitutivo será reproduzido nesse mesmo grau em seus relacionamentos. E você se tornará o tipo de pessoa que o mundo precisa desesperadamente" (p. 142). Uau! Quando entendemos a graça nossa vida, nossas relações, nossa interação com o mundo todo muda. O Céu se torna também um lugar acessível para homens e mulheres que não merecem, mas que recebem o que só Deus pode oferecer.

A mensagem que o mundo mais precisa ouvir não está nos méritos de nossas obras mortas, mas na eficácia de uma vida que testifica o poder de Deus atuante na história. Não é sobre nossas ações de caridade, talentos estimadamente desenvolvidos ou pelo que as pessoas pensam ao nosso respeito que o Evangelho ganha destaque, é unicamente através de Jesus visto na cruz, mas também no coração da Igreja.

APELO
Jesus está prestes a voltar! Se Ele voltasse hoje e te perguntasse: "onde está o seu vizinho, Daniel?" O que você responderia? "Onde está a sua cabeleireira, Juliana?" "Onde estão os seus colegas de trabalho, Ricardo?" "Onde estão os seus funcionários, Paulo?" Qual seria a sua resposta?" 

1. O Reino está chegando.

Autor Parceiro: Pr. Jordann Britto

Esta mensagem esclareceu suas dúvidas? Você sentiu Deus falar ao seu coração? Certamente, muitas outras revelações a Bíblia lhe dará! Você aceita esse presente? Então, clique agora no botão abaixo: