O que a Bíblia diz sobre cremação? É pecado ou não?

10/02/2021

Há quem tenha perdido um familiar ou amigo próximo e recebido deste, quando em vida, o pedido de ser cremado se viesse a óbito. Porém, diante da circunstância, a pessoa acaba se angustiando por não saber se a prática da cremação ferirá ou não os princípios cristãos. Afinal, é considerada uma atitude desrespeitosa ao Criador? Trará "desonra" ao falecido ou consequências para o que há de ocorrer com ele no porvir? O que a Bíblia fala a esse respeito?

Embora não exista nenhum versículo bíblico que aprove ou condene aquele que decide ser cremado ou os familiares que terão de pagar pelo serviço, a Palavra de Deus traz algumas considerações importantes sobre as quais podemos refletir e, consequentemente, prosseguir rumo a uma escolha muito mais segura.

Em Gênesis 3:19 lemos: "No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás." Cientes disso, sabemos que, se Jesus não voltar antes da nossa morte, o resultado será esse: todos iremos acabar em cinzas." Logo, se esse processo demorar seis meses, dois anos, uma década ou apenas três horas isso não fará a menor diferença, porque Deus não precisa de matéria para recriar o ser humano. Prova disso temos no Salmo 33:6 onde diz que o Senhor criou o Universo inteiro e todos os corpos celestes por intermédio da Sua Palavra.

No entanto, em alguns casos, a dúvida sobre a cremação surge a partir de crenças infundadas e filosofias equivocadas, até mesmo e, infelizmente, no meio cristão, que foram inculcadas na mente desde a mais tenra idade. Entre elas, o fato de que, após a morte, alma e corpo se separam e a alma sobe para Deus. Então o pensamento de que, se isso realmente acontecesse, a alma do indivíduo que está prestes a ser cremado poderia não ter tempo hábil de se desvincular do corpo e seria consumida com ele. - Isso é um grande engano e veremos o porquê no próximo parágrafo.

Em Gênesis 2:7 é dito que após Deus ter formado o homem do pó da terra, Ele soprou em suas narinas o fôlego de vida e o homem passou a ser uma alma vivente. É esse mesmo fôlego (sopro) que volta a Deus quando a pessoa morre (Ec. 12:7). Alma é resultado da soma entre pó e fôlego. Isto é, não temos uma alma. Nós somos uma alma.

Outro argumento utilizado precipitadamente é sobre o fato de que Jesus, em João 5:28 disse que, no dia da Sua gloriosa vinda, aqueles que estiverem nos túmulos ouvirão a Sua voz. Obviamente, para o milagre da ressurreição que o Salvador operará, conforme 1 Coríntios 15:51,52. O que os desfavoráveis à cremação imaginam é que apenas quem estiver em túmulos será ressuscitado. Essa afirmação ultrapassa todos os limites do engano, porque o poder restaurador e renovador de Deus é indiscutível. Ele é capaz do impossível. Que diríamos, então, daqueles que morreram engolidos por animais marinhos, em catástrofes, explosões ou qualquer outra circunstância que o impossibilitou de ter sido velado em uma capela? Deus o deixaria para trás, porque simplesmente desfaleceu no "lugar errado"? O Deus em Quem cremos e confiamos não esquece um filho sequer.

A Bíblia revela dois casos em que servos fiéis ao Senhor tomaram escolhas diferentes sobre a cerimônia de despedida dos seus mortos. O primeiro se trata do patriarca Abraão que decidiu sepultar o corpo de Sara, sua mulher (Gn. 23:19), e o segundo está descrito em 1 Samuel 31:8-13 na ocasião em que soldados israelitas incineraram os corpos de Saul e seus três fihos. Ou seja, a prática entre os hebreus não era considerada má diante de Deus (2 Sm. 2:4-6). Do contrário, a Bíblia assim o diria.

Portanto, é válido lembrar de que, embora seja constrangedor ou desafiador para alguns, discutir sobre o assunto em vida é muito importante para que a tomada de decisões mais tarde possa ser tranquila, pois todos os enlutados entenderão e, finalmente, poderão respeitar a vontade do ente querido. Todavia, se a conversa não existiu e você estava com esta dúvida, fique sossegado(a). Cremar não é considerada uma prática pecaminosa.

Esta mensagem esclareceu suas dúvidas? Você sentiu Deus falar ao seu coração? Certamente, muitas outras revelações a Bíblia lhe dará! Você aceita esse presente? Então, clique agora no botão abaixo: