O antiCristo é uma pessoa, um poder ou uma religião?

22/03/2021

De tanto escutarem acerca do antiCristo, muitas pessoas carregam a dúvida sem terem convicção de quem ou o quê ele representa. A Bíblia tem as informações necessárias para que esta pergunta seja respondida agora.

 O anti Cristo do grego αντιχριστός significa "opositor a Cristo".

Em suma, o antiCristo é a mesma besta do apocalipse, que já dominou no passado, é o mesmo poder. Ele já dominou no passado e agora o domínio dele é muito fraco, mas voltará a dominar.

Esse poder da besta é o mesmo do anti Cristo e ele voltará de maneira muito forte para perseguir os guardadores do mandamentos de Deus como está escrito em Apocalipse 12:17: "O dragão irou-se contra a mulher e saiu para guerrear contra o restante da sua descendência, os que obedecem aos mandamentos de Deus e se mantêm fiéis ao testemunho de Jesus."

Análise de Apocalipse 17:

Os seis primeiros versos do capítulo 17 de Apocalipse descrevem uma prostituta assentada sobre a besta, numa atitude de afronta a Deus e a Seu povo. Como virgem é sinônimo do povo de Deus (2 Coríntios 11:2), a prostituta representa aqui a igreja infiel (Ezequiel 23:37 a 39). Ela está montada sobre uma besta com sete cabeças, cujo significado é apresentado no próprio capítulo: são sete montes (Apocalipse 17:9).

A besta também teria alcance mundial, pois está sentada sobre muitas águas que significam "povos, multidões, nações e línguas" (Apocalipse 17:15). Os detalhes vão se encaixando na leitura do mundo, onde percebemos que as características descritas apontam para a Igreja de Roma. Seu histórico de alianças político-militares com governantes do mundo (prostituição), sua disposição em perseguir os fiéis durante a Inquisição (embriaguez) e sua atitude em servir às nações o vinho do cálice de suas doutrinas adúlteras não deixam dúvidas quanto a identidade desse movimento religioso.

No verso 5, de Apocalipse 17, encontramos que na fronte da meretriz estava escrito: "Babilônia, a grande, a mãe das meretrizes e das abominações da Terra". O símbolo Babilônia vem do Antigo Testamento. Historicamente, este império foi o responsável pela destruição do Templo de Jerusalém (em 586 a.C.), por blasfemar o nome do Senhor e desprezar a verdade religiosa. Isaías profetizou que, após a sua destruição em 539 a.C., ela jamais voltaria a ser habitada (Isaías 13:19 a 21).

No Apocalipse, o símbolo denota as características históricas do império, bem como a confusão doutrinária que se expande através de suas "filhas". Interpretando, vemos que Roma é a igreja-mãe e as diversas igrejas que saíram dela conservam muito de seus vícios e da sua conduta religiosa equivocada. Os dois principais sinais identificadores da relação "maternal" entre a Igreja Romana e o Protestantismo apostatado são: a observância do domingo e a crença na imortalidade da alma.

Estudo minucioso:

Outra chave de interpretação está em como encontramos ampliações do conteúdo profético dentro do próprio livro do Apocalipse. A besta que aparece no capítulo 17 tem a mesma representação da besta do capítulo 13, baseados nas descrições que são feitas de ambas. Portanto, elas devem ser estudadas em conjunto, as informações se somam para se chegar ao produto final.

Então, para interpretar Apocalipse 17 é necessário um cuidadoso estudo de Apocalipse 13. A besta de Apocalipse 17 é idêntica à besta semelhante ao leopardo, apresentada no capítulo 13, e ambas procedem das águas e possuem sete cabeças e dez chifres.

Apocalipse 17:10 e 11 diz que os sete montes onde a meretriz está assentada "... são também sete reis; dos quais cinco já caíram, um existe, e o outro ainda não chegou; e, quando chegar tem de durar pouco. E a besta, que era e não é, também é ele, o oitavo rei, e procede dos sete, e caminha para a destruição". Ou seja, trata-se de uma sucessão de impérios perseguidores que culminará no oitavo.

 O ponto de partida para se entender os impérios é o tempo da visão dada a João - cinco já tinham passado (Egito, Assíria, Babilônia, Grécia e Medo-Persa), o que existia era o Império Romano.

A besta não é uma oitava cabeça. A ela pertencem todas as sete cabeças anteriores. A expressão no grego de Apocalipse 17:11, que fala que o oitavo rei é um dos sete, significa que o oitavo terá a mesma personalidade, incorporando em si mesmo toda a iniquidade dos anteriores. Não significa necessariamente que o oitavo tem de ser um dos sete primeiros. Significa, sim, que virá no mesmo espírito de seus antecessores.

Essa posição está em conformidade com o capítulo 13 de Apocalipse, porque ambos os capítulos falam da mesma besta. Em Apocalipse 13:3 é dito que uma das cabeças da besta foi ferida de morte (aprisionamento do papa Pio VI, em 1798, marcando o final da supremacia papal) e depois que sua chaga mortal começou a ser curada (em 1929 quando é assinado o Tratado de Latrão e o Vaticano é estabelecido em Roma, mas não é recuperado o poder político).

Hoje, Roma cristã está suportando uma enfermidade crítica, resultante de sua ferida mortal. Estamos vivendo agora no tempo da Roma cristã ferida, marcada pela separação entre a Igreja e o Estado. A sétima cabeça será o restabelecimento de Roma, com a união da Igreja com o Estado, marcado pela perseguição aos cristãos com base na obediência da Palavra de Deus.

A besta de Apocalipse 17 é uma unidade com sete cabeças, sendo assim deveria ter a mesma sede. Se usarmos o mesmo princípio em Daniel 2, por exemplo, vemos que a estátua também é uma unidade e fala de impérios mundiais. E como bem sabemos, pela história não tiveram a mesma sede governamental. A besta e a prostituta vistas por João em Apocalipse 17 representam a separação entre a Igreja e o Estado. A Igreja (prostituta) e o Estado (besta), embora relacionados (a prostituta está sentada sobre a besta), são entidades diferentes.

Como saber se uma pessoa é o antiCristo?

AntiCristo é tudo aquilo que se opõe à obra de Jesus, ou seja, todos aqueles que de uma forma ou de outra são contra a lei do Senhor.

Para identificar se alguém é o antiCristo, devemos identificar algumas características:

  • Ter aparência de Cristo;
  • Não aceitar toda a Bíblia;
  • Operar milagres, prodígios;
  • Dizer ser Cristo, mas negar algum ensino das escrituras.

"Ninguém, de nenhum modo, vos engane, porque isto não acontecerá sem que primeiro venha a apostasia e seja revelado o homem da iniquidade, o filho da perdição, o qual se opõe e se levanta contra tudo que se chama Deus ou é objeto de culto, a ponto de assentar-se no santuário de Deus, ostentando-se como se fosse o próprio Deus." (2 Ts 2:3-4).

Dos muitos anticristos que já existiram, podemos estar certos de que o maior deles é um anjo, que já foi perfeito, mas que infelizmente decidiu seguir seu próprio caminho, sem Deus. Por ter achado que poderia ser como Deus, deixou que o orgulho tomasse conta de seu coração.

Satanás é o maior anticristo, pois é completamente contra o ministério de Jesus e Seu amor por nós. Ele ainda não se mostrou de maneira pessoal, mas está chegando o dia em que ele se transformará em anjo de Luz, dizendo ser Cristo, para enganar o maior número de pessoas possível.

"E não é de admirar, porque o próprio Satanás se transforma em anjo de luz. Não é muito, pois, que os seus próprios ministros se transformem em ministros de justiça; e o fim deles será conforme as suas obras" (2 Coríntios 11:14-15).

Olhando o nosso mundo, vemos que têm surgido vários anticristos no decorrer do tempo. Nem sempre é fácil reconhecê-los; muitos acabam sendo atraídos por suas palavras.

Somente saberemos identificar se alguém é ou não apenas se estivermos firmes na palavra de Deus, pois muitos deles têm falado a verdade, misturada de uma maneira bastante sutil ao erro.

Leia a Bíblia, ore pedindo a guia do Espírito Santo em sua vida, tenha uma comunhão íntima com Deus, e assim Deus te guiará em todos os seus caminhos. Que possamos estar firmes nas verdades eternas, e estar preparados, para a volta de Jesus.

Autor Parceiro: Pr. Eder Vargas

Esta mensagem esclareceu suas dúvidas? Você sentiu Deus falar ao seu coração? Certamente, muitas outras revelações a Bíblia lhe dará! Você aceita esse presente? Então, clique agora no botão abaixo: