Não vos conformeis

19/04/2021

Quando Deus criou o ser humano, colocou uma característica incrível no seu DNA: a capacidade de adaptação e superação. Esta capacidade vindo de Deus possibilita que a humanidade tenha se desenvolvido mesmo diante das dificuldades do pecado, ao redor de todo o Planeta, sempre se adaptando aos problemas e situações com o passar dos anos. Não à toa, estamos vivendo a maior crise de Pandemia da nossa geração buscando a adaptação. O novo "normal", como dizem alguns.

Por outro lado, esta capacidade de adaptação tem um lado perigoso quando levado para o outro extremo. A nossa adaptação, conforme criada por Deus, deve estar ligada à superação, e nunca à conformidade. Conformidade é o contrário de superação. E Deus nos desafia à superação.

Superação, de acordo com o dicionário Aurélio, se trata de "ser superior a ou melhor do que; passar mais além do que; obter uma vitória sobre algo"

Desde a queda da humanidade em pecado no Jardim do Édem, nosso maior desafio é a superação ao pecado. Lembre-se da diferença entre superação e conformidade. Superar é vencer, avançar. Conformidade é se acostumar com o problema sem superá-lo. É se acostumar com o lobo dentro de casa após desistir de tirá-lo para fora.


Paulo alerta sobre isto em Romanos 12. Paulo percebeu que a humanidade tende a se adaptar aos problemas, às vezes desistindo de superá-los. E o pecado é o nosso maior problema, sendo muito perigoso tentar se adaptar, ao invés de vencer.


O pecado trouxe a morte, a depredação da nossa saúde, a falta de amor, a desigualdade social, a fome, a corrupção, a destruição da natureza, a destruição das famílias, a morte e tudo de ruim que há no planeta. O nosso maior risco é tentar se adaptar a isto como se fossem coisas normais, sem buscar a superação sobre o pecado.


Vamos ver o alerta de Paulo em Romanos 12:
1 - "Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.
2 - E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus."


O texto acima é dividido em duas partes: no primeiro versículo, Paulo nos desafia a apresentar nosso corpo em sacrifício ao Criador. Esta é a primeira decisão para superar o pecado, porque com Deus há vitória sobre o pecado. No segundo versículo, paulo alerta: NÃO VOS CONFORMEIS COM ESTE MUNDO, mas TRANSFORMEM-SE, RENOVEM-SE!


Já estamos há mais de 12 meses buscando superar a Pandemia do Covid, e ainda não sabemos até quando estaremos em quarentena. Os meses passam e a humanidade se adapta, se conforma. No início era assustador ver um amigo ou conhecido morrer, e agora dezenas morrem toda a semana. Já parece normal.. mas não esqueça! NÃO É!


O pecado nunca é normal. Satanás usa a desconexão do Ser Humano com Deus para nos destruir todos os dias. Isto é o pecado. Nunca se conforme e se adapte ao pecado, pois ele irá te destruir.


Deus é a vacina diária de superação ao pecado. Apenas com ele é possível vencer o pecado e se superar a cada dia, cada dia mais perto de Deus e longe do pecado. Ele está de braços abertos te esperando todos os dias, pois ele quer te dar uma vida mais saudável, mais amável, mais segura, mais tranquila. Mas para isto, precisamos nos entregar com fé e com a certeza de que precisamos superar este mundo!


Autor Parceiro: Andrio dos Santos

Esta mensagem abençoou o seu dia? Você sentiu Deus falar ao seu coração? Certamente, muitas outras revelações a Bíblia lhe dará! Você aceita esse presente? Então, clique agora no botão abaixo: