Não faz sentido

23/05/2021

Existem coisas em nossa vida que muitas vezes parecem não fazer nenhum sentido. Situações corriqueiras que surgem sem a mínima explicação e abalam totalmente nossa estrutura física e emocional.

Um acidente de carro por exemplo, acontece em fração de segundos e ficamos nos perguntando por que aquilo aconteceu. E se o motorista tivesse saído de casa dois minutos mais cedo ou mais tarde? E se o sinal tivesse fechado e impedido aquele carro de passar na nossa frente? E se naquele dia tivéssemos tomado outro caminho ou ido em outra direção? Um acidente de trânsito pode ser algo totalmente sem sentindo.

E quando pensamos em pessoas que morrem muito jovens por motivos muitas vezes banais? Como aceitar que um jovem perca a vida com um ataque cardíaco ou uma pessoa que zela por sua saúde a vida inteira tenha um câncer que tire sua vida em poucos meses?

Quando pensamos em diversas situações deste planeta percebemos que na maioria das vezes as coisas ruins não fazem nenhum sentido.

E quanto a Deus? Será que Se esqueceu de nós quando tudo aqui parece não fazer sentido?

Muitas vezes, somos tentados a pensar que Deus não está mais ao nosso lado quando as coisas começam a dar errado, que Ele nos abandonou quando os problemas assombram nossas noites e roubam nosso sono.

A Bíblia relata que muitas coisas não fizeram sentido, mas foi exatamente da maneira que Deus agiu a fim de que as pessoas pudessem encontrar a salvação.

Podemos citar o exemplo do profeta Jonas. (Jonas 1-4) Ele foi orientado por Deus a ir até uma Terra de pessoas muito cruéis e deveria pregar a fim de que se arrependessem de seus pecados. Mas, para Jonas esse pedido de Deus não fazia sentido, como pregar para um povo que só fazia crueldades? Jonas não pôde compreender, temeu pela própria vida e decidiu pegar o barco em direção a outra cidade, oposta a que Deus o havia ordenado.

Durante a viagem uma grande tempestade aconteceu, as coisas ficaram muito difíceis e os marinheiros que conduziam a embarcação sentiram que todos perderiam a vida naquela noite. Jonas foi acordado, e no mesmo instante sabia que era causador de tal flagelo, ele não havia obedecido e estava fugindo de Deus. Pediu então que aqueles homens o jogassem no mar.

Ao ser lançado no mar para morrer a tempestade cessou, mas Deus não permitiu que Jonas morresse e enviou um grande peixe que o engoliu inteiro, no estômago daquele animal enorme, Jonas percebeu que sobreviver em tais condições também não fazia sentido e compreendeu que o amor e misericórdia de Deus muitas vezes não parecem fazer sentido, mas Deus não abandona os Seus e tem sempre uma maneira de nos resgatar ainda que nas circunstâncias mais difíceis, inusitadas ou sem nenhum sentido.

Jonas foi literalmente vomitado por aquele peixe gigantesco, são e salvo! Dalí partiu para Nínive a cidade que Deus o havia ordenado que pregasse, lá ele suplicou ao povo que se arrependesse de seus pecados e para sua surpresa aquele povo se arrependeu, rasgou as suas vestes, jejuou e entregou-se a Deus. O arrependimento dessas pessoas cruéis mais uma vez não fazia sentido, mas o Espírito Santo de Deus tocou no coração daquele povo.

Hoje, apesar de não entendermos muitas vezes o motivo pela qual as coisas acontecem, podemos ter a certeza de que Deus tem um plano para a nossa vida. Seus planos são de amor e misericórdia e não importam as circunstâncias, o que importa é que Ele jamais nos deixará e se permitirmos nossa vida será abençoada verdadeiramente e tudo fará sentido.

Autora: Ana Paula Santos

Esta mensagem abençoou o seu dia? Você sentiu Deus falar ao seu coração? Certamente, muitas outras revelações a Bíblia lhe dará! Você aceita esse presente? Então, clique agora no botão abaixo: