Julgar ou não julgar? Eis a questão.

24/03/2021

É possível viver sem julgar? Como tomar decisões sem um pré-julgamento? Em certa ocasião, Jesus disse que não deveríamos agir assim, mas em outra falou algo que nos deixou pensativos, pois fez menção sobre a necessidade que temos de julgar. E agora? Quer compreender? Acompanhe o texto.

"Não julgueis, para que não sejais julgados" Mateus 7:1.

"Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai e sereis perdoados" Lucas 6:37.

Muitos cristãos têm se deixado levar por algumas ondas de pensamento bastante equivocadas. E talvez o maior motivo pelo qual isso tem acontecido é a forma errada de interpretação. Analisaremos agora uma das frases mais faladas pelos seguidores de Jesus nos dias de hoje:
"Não julguem para que não sejam julgados."

O maior problema neste pensamento é distorcer completamente as palavras de Cristo Jesus. Nós fazemos julgamentos o tempo todo e desta forma escolhemos entre uma coisa ou outra. E isto não está errado. Na verdade, essa é a única maneira possível de viver, afinal, diariamente nós julgamos qual a melhor roupa devemos vestir, do que vamos nos alimentar, qual o caminho vamos percorrer até chegar ao nosso trabalho, escola, casa. Tudo isso, é sim, julgamento.

E o próprio Jesus disse em outra ocasião: "Não julguem segundo a aparência, mas segundo a reta justiça" João 7:24.

O que Cristo quis dizer é que não devemos julgar as pessoas como salvas ou perdidas, pois isso cabe somente a Deus.

Mas sim devemos, precisamos e não podemos deixar de julgar as ideias. Porque são elas que moldam as nossas atitudes, formam o nosso caráter e principalmente nos conduzem para a salvação ou perdição.

Devemos julgar ideias, não pessoas. Os profetas e discípulos próximos a Jesus fizeram isso, Cristo fez isso e então nós também precisamos disso para escolhermos entre o certo e o errado. Mesmo sabendo que ao julgarmos ideias, vamos sofrer represálias, perseguição e hostilidade. Sabemos de cor o que aconteceu com os profetas, discípulos e ao próprio Cristo. A grande maioria deles foi morta por combater ideias que conflitavam com a verdade.

Nós precisamos fazer julgamentos sobre ideias novas ou antigas para poder entender o caminho que estamos seguindo e poder avaliar se realmente é por ele que queremos seguir adiante.

Esta mensagem é um pedido para deixar de julgar as pessoas e passar a julgar ideias. Retomar o exercício da mente pensante, debater ideias, repudiar o engano, combater as falsas doutrinas, tanto as erradas como as que já foram estabelecidas.

Precisamos mudar.

E nós sabemos que precisamos combater ideias erradas, não devemos ter medo de defender a verdade, porque o nosso futuro eterno depende disso.

Pense nisso, pois o texto é claro:

"Quem sabe que deve fazer o bem e não o faz, comete pecado" Tiago 4:17.

Autor Parceiro: Sander Muletaler

Esta mensagem esclareceu suas dúvidas? Você sentiu Deus falar ao seu coração? Certamente, muitas outras revelações a Bíblia lhe dará! Você aceita esse presente? Então, clique agora no botão abaixo: