Jesus pediu algo impossível quando disse para sermos perfeitos como Deus?

22/02/2021

Análise do texto de Mateus 5:48: "Portanto sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste".
A afirmação de Jesus acima estaria mostrando que Ele deseja que fossemos perfeitos como Deus? Isso não estaria além do alcance para um ser humano pecador?

A pergunta acima é muito interessante, pois realmente se trata de algo impossível para o ser humano ainda mais em sua condição de natureza pecaminosa. O Salmo 51:5 afirma: "Eu nasci na iniqüidade e em pecado concebeu minha mãe". Em Romanos 3:4 está escrito que "todos pecaram" e no verso 10 afirma que "não há um justo sequer". Portanto, a afirmação de Jesus não pode estar estabelecendo um nível de perfeição sinônimo de impecabilidade.

A palavra grega traduzida por "perfeito" usada por Jesus nesse texto é teleios, que segundo um Comentário Bíblico significa literalmente "alguém que atingiu o alvo" ou "completo". O apóstolo Paulo usa a mesma palavra em I Coríntios 2:6, lá ela é traduzida como "experimentados" e em Filipenses 3:15 "todos, pois que somos perfeitos". Essa palavra também aparece no sentido de uma pessoa "madura" física e intelectualmente (I Cor 14:20 e Hb 5:14).

Assim, podemos afirmar que Jesus não estava se referindo a uma vida isenta de pecado e sim a uma pessoa que deveria ter um relacionamento pleno com Deus. Em maturidade e pleno comprometimento. Assim como o Pai Se relaciona conosco de maneira plena.

Autor Parceiro: Pr. Daniel Kalicz

Esta mensagem esclareceu suas dúvidas? Você sentiu Deus falar ao seu coração? Certamente, muitas outras revelações a Bíblia lhe dará! Você aceita esse presente? Então, clique agora no botão abaixo: