Jesus bebeu vinho alcoólico?

02/02/2021

O texto de João 2:1-11 relata o primeiro milagre de Cristo ao transformar água em vinho. A partir desse trecho, muitas pessoas, entre elas também adeptos do cristianismo, afirmam que Jesus entregou aos convidados e também bebeu vinho alcoólico. Portanto, se Ele que é puro e reto aos princípios do Pai ingeriu bebida alcoólica todos os salvos também podem. Será mesmo? De que maneira a Bíblia esclarece esse assunto?

Em primeiro lugar, devemos entender que a palavra vinho se encontra nas Escrituras Sagradas nos dois estágios: fermentado e não fermentado, isto é, no estágio do puro suco da uva. Observe os seguintes textos:

"O vinho é zombador e a bebida fermentada provoca brigas; não é sábio deixar-se dominar por eles." Provérbios 20:1 - aqui vemos o vinho fermentado, ou seja, alcoólico. A desaprovação de Deus é bastante transparente na passagem bíblica.

Agora, veja o que diz Isaías 65:8: "Assim diz o SENHOR: Como quando se acha vinho num cacho de uvas, dizem: Não o desperdices, pois há bênção nele, assim farei por amor de meus servos e não os destruirei a todos."  A bênção concedida aqui está relacionada ao vinho como sinônimo de puro suco da uva.

No entanto, os dois tipos de vinho já foram mencionados. Porém, como sabemos se a bebida transformada por Cristo foi alcoólica ou não? Por mais capciosa que seja essa pergunta, a Bíblia, mais uma vez, norteia a todos sobre qual é a inquestionável vontade do nosso Deus.

Note que a perturbação, os efeitos colaterais, as consequências terríveis na vida de quem se demora em beber o vinho avermelhado (identificando a fermentação) de Provérbios 23:29-35 já revelam que não há sabedoria em participar dele. Como se não bastasse, a Palavra de Deus por intermédio do profeta Habacuque nos diz em seu livro, capítulo 2, versículo 15: "Ai daquele que dá de beber ao seu companheiro! Ai de ti, que adicionas à bebida o teu furor, e o embebedas para ver a sua nudez!"

Outras duas razões importantes para sanarmos essa dúvida de uma vez por todas são as seguintes:

1- Em 1 Coríntios 6:19,20 é dito que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo e 1 Coríntios 10:31 deixa claro que devemos glorificar a Deus em tudo, inclusive no beber. Portanto, como podemos glorificar a Deus através do nosso corpo se ingerimos aquilo que Ele abomina?

2- Se Jesus tivesse dado à sua mãe, noivos e convidados da festa um vinho alcoólico, Ele estaria pecando contra a Palavra de Deus, e se Ele pecou, logo Seu sacrifício no calvário foi em vão, porque em vez de ser nosso Salvador é mais um de nós, isto é, pecador. Assusta ler isso, não é? Obviamente, cremos que Cristo jamais pecou. Ele é puro, reto e íntegro a todos os preceitos do Senhor. Somente por meio dEle é que podemos alcançar a vida eterna e também a sabedoria devida para termos uma conduta cristã coerente com a Palavra de Deus.

Esta mensagem esclareceu suas dúvidas? Você sentiu Deus falar ao seu coração? Certamente, muitas outras revelações a Bíblia lhe dará! Você aceita esse presente? Então, clique agora no botão abaixo: