Higiene horizontal e vertical

23/04/2021

Poderia um anjo de Deus habitar em local desorganizado e sujo? E que dizer do Espírito Santo habitar em um coração que ainda se mantém deturpado e sem inclinação alguma para as coisas eternas?

Há um texto antigo, porém que parece ter sido escrito nos dias atuais pela irmã White, que diz: "A negligência da higiene leva à doença. A enfermidade não vem sem causa. Violentas epidemias têm ocorrido em vilas e cidades consideradas perfeitamente saudáveis, o que resulta em mortes e sequelas. Em muitos casos, o próprio ambiente no qual viviam as pessoas contribuiu para que os agentes de destruição envenenassem a atmosfera inalada pela família e a vizinhança. É surpreendente constatar a ignorância dominante quanto aos efeitos produzidos pela falta de cuidados e a desatenção para com a saúde" Fundamentos do Lar Cristão, pág. 13.

Se existe um tempo em que as pessoas devem estar alertas no tocante ao cuidado com a saúde este tempo é o presente. O hábito de lavar as mãos e manter o distanciamento devido ao contágio por meio de bactérias que acompanham cada gotícula de uma saliva já apontam que realmente nunca antes tivemos tanta preocupação como a estamos tendo hoje.

No entanto, esta é a higiene horizontal: quando cuido de mim e dos queridos que me rodeiam. Tento me cercar de proteção para não ser contaminado e, assim, também respeitar a integridade física das outras pessoas, para que não recebam um vírus que pode estar em mim sem ter se manifestado.

Agora, quanto mais devo eu me preocupar com a higiene vertical, onde preciso ver através do espelho da Lei as manchas do pecado que existem em mim e pedir para que Deus higienize (purifique através do sangue de Cristo) o meu coração.

"Oro para que você tenha boa saúde e tudo corra bem em sua vida, assim como vai bem a sua alma" 3 João 1:2. Continue tendo os cuidados necessários, mas não esqueça de que maior ainda deve ser a sua preocupação de estar aprovado no dia do juízo. Cuide para que mancha alguma seja guardada como lembrança das artimanhas que o inimigo provocou em sua vida. Como diz o versículo de Isaías 64:6: "Todos os nossos atos de justiça são como trapo imundo. Murchamos como folhas, e como o vento as nossas iniquidades nos levam para longe." 

Assim como os gentios tiveram a oportunidade do arrependimento e se voltaram a Deus, também você pode iniciar o dia de hoje praticando obras que apresentem os frutos do seu arrependimento. Fale com o Senhor sobre tudo aquilo que vai dentro d'alma. Ele deseja purificar você de toda a injustiça.

Autor: Lucas Scherer

Esta mensagem abençoou o seu dia? Você sentiu Deus falar ao seu coração? Certamente, muitas outras revelações a Bíblia lhe dará! Você aceita esse presente? Então, clique agora no botão abaixo: