Eu sou o meu maior inimigo

12/05/2021

Muitas guerras pelas quais travamos grandes combates sao provocadas por nós mesmos. Existem crises que não foi Deus quem nos colocou, mas nós mesmos por colocar à frente de tudo, o nosso ímpeto, a nossa vontade de resolver tudo e fazer tudo do nosso jeito.

O rei Davi envolveu-se em 08 guerras num período de 20 anos para consolidar o seu reino. Ele se tornou o rei com maiores conquistas de Israel, mas perdeu uma batalha para si mesmo por falta de domínio próprio.

É certo que do fruto do Espírito descrito por Paulo em Gálatas 5; 22-23, o domínio próprio seja um dos mais necessários. A Bíblia diz que precisamos dominar:

- Nossas vontades (Gênesis 4:7);
- Nossa língua (Tiago 3:2-8);
- Nossos pensamentos (Filipenses 4:8);
- Nossas ações (1 Corintios 9:25).

Mas então como aprender a ter domínio sobre si mesmo?

Se alimente da Palavra! Salmo 119:133: "Firma os meus passos na Tua palavra, e não me domine iniquidade alguma."

A palavra original grega bíblica para domínio próprio que tem o sentido de colocar restrições a si e se controlar, ou seja, é a palavra de Deus que exerce o poder de mudar você.

Jesus disse que quem quisesse segui-Lo deveria tomar a Sua cruz todos os dias (Lucas 9:23). E essa deve ser a cruz do cristão: negar os desejos da carne, porém, infelizmente, vivemos em um mundo controlado pelas nossas vontades.

O cristão deve seguir o caminho oposto do mundo (Tito 1:8). Mas, através do fruto do dominio próprio, o Espirito Santo transforma a vida do cristão em caráter moldado por Deus (2 Pedro 1:6).

Não adianta ganhar do lado de fora e ser vencido dentro de si.

Não adianta vencer mil batalhas e perder o combate contra nós mesmos, contra o nosso orgulho, nossa soberba, nossa altivez.

Mas também não podemos sair ferindo, atacando, querendo mudar pessoas e situações na força.

O maior inimigo de Davi provou ser ele mesmo, o maior gigante que ele enfrentou era seus desejos, suas vontades, ou seja, aquilo que gritava dentro de si. As vezes os maiores riscos estao onde menos se espera (2 Samuel 11).

"Como cidade derribada, que não tem muros, assim é o homem que não tem domínio próprio" (Provérbios 25:28).

Autor: Sander Muletaler

Esta mensagem abençoou o seu dia? Você sentiu Deus falar ao seu coração? Certamente, muitas outras revelações a Bíblia lhe dará! Você aceita esse presente? Então, clique agora no botão abaixo: