Escalada da vida

14/03/2021

O Himalaia é uma cordilheira de montanhas muito altas, que se localiza no continente Asiático. É considerada a maior cadeia de montanhas do mundo e possui o pico mais elevado do planeta, o Everest, com cerca de 8.850 metros de altitude.

Por ser muito alta, a região do Himalaia é bastante fria e possui seu nome como significado de "morada das neves", sendo este um lugar onde milhares de turistas visitam a procura de aventura, expedições esportivas e científicas.

Durante muito tempo, escalar o Himalaia e alcançar o pico mais alto do mundo foi impossível. No entanto, com o passar do tempo, as técnicas de montanhismo se aperfeiçoaram e em 1950 o francês Maurice Herzog atingiu o cume do Annapurna I, no centro do Himalaia. Três anos depois o neozelandês Edmund Hillary e o sherpa Tensig Norgay chegaram ao topo do Everest.

Apesar de ficar entre vários países, a maior parte do Himalaia encontra-se no Nepal. Ali dentre vários povos encontramos os Sherpas, povo que vive próximo ao pico do Everest, em um vale a 3.962 m de altitude. Por viver em um lugar tão alto esse povo tem uma enorme resistência pulmonar diante do ar rarefeito, típico das montanhas, e força física que lhes permitem carregar peso quando se locomovem pelas encostas das montanhas.

O interessante nisto tudo é que neste desafio de escalar o Himalaia e chegar ao topo do Everest, os alpinistas mais preparados investem tempo e muito dinheiro nestas expedições, além de grande preparo físico. Para os montanhistas, escalar o Everest é considerado o maior de todos os desafios. As condições climáticas representam ali enormes riscos de acidentes de quem se arrisca a escalá-lo. Podemos assim dizer que ali só chegam os montanhistas mais preparados. No entanto, para fazer suas expedições além de contar com um guia, esses esportistas precisam da ajuda dos sherpas, esse povo simples que arrisca sua vida carregando grande parte da bagagem dos aventureiros.

Na Bíblia encontramos no Salmo 121 um verso que diz: "Elevo os meus olhos para os montes; de onde me vem o socorro? O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra."

Pensando nesse verso, podemos entender que Deus está acima dos maiores montes da Terra, até mesmo dos picos mais altos do Himalaia. Porém para encontrá-lo não precisamos de grande preparo esportivo, equipamentos e treinamento avançado ou grande resistência física. Deus está disponível a qualquer um que clama por Ele.

Na incrível aventura de chegar ao pico do Everest, independentemente do renomado treinamento, os alpinistas precisaram da ajuda dos carregadores simples do lugar. O Everest com sua magnitude desafiadora recebe esportistas renomados e homens simples disponíveis para o trabalho pesado.

Muitas pessoas consideram que para chegar a Deus é necessário santidade, grande preparo espiritual ou coisas do tipo, porém, Deus recebe todos os tipos de pessoas. Dos mais renomados aos mais simples, do mais pecador ao mais santo, Deus recebe a todos com Seus braços abertos.

A Bíblia diz que Deus não nos ama pelo que fazemos! Não há absolutamente nada que possamos fazer para que o Senhor nos ame mais e nada que deixemos de fazer faça com que o Senhor nos ame menos. Este é o amor incondicional, um amor único! Deus é amor (1 João 4:8)! Antes que o mundo existisse, Deus já nos amava (Efésios 1:4).

Em um mundo que está em constantes mudanças, sejam elas quais forem, Deus não muda, Seu amor por nós não! O apóstolo Paulo escreveu em Romanos 8:35: "Quem nos separará do amor de Cristo?". Pois é exatamente isso. Nada pode nos separar do amor de Deus!

Se hoje você está em um mundo gelado e desafiador, se suas forças já se esgotaram e você tem dificuldades para respirar em meio a angústia, se a escalada desta vida está exaustiva, saiba que Deus pode descer até você. Não importa o trecho em que você se encontre nesta caminhada. Basta parar, elevar os olhos para cima e Deus, nosso Pai de amor e misericórdia estará ali, com Suas mãos estendidas para lhe ajudar. Ele pode carregar suas bagagens, aliviar o seu fardo, amenizar o cansaço e te carregar no colo se você precisar. Não continue sozinho, olhe para o alto e verá que Deus já desceu até você.

Autora Parceira: Ana Paula Santos

Esta mensagem abençoou o seu dia? Você sentiu Deus falar ao seu coração? Certamente, muitas outras revelações a Bíblia lhe dará! Você aceita esse presente? Então, clique agora no botão abaixo: