Da rejeição à liderança

14/03/2021

Preconceito não é uma novidade do século XXI. Nasceu com o pecado e tem atormentado a vida de muitos. Pelo Senhor, é abominável, ainda que tenha vitimado personagens da Bíblia. Dentre eles, os holofotes de hoje estão voltados para a história de Jefté. Nascido da quebra de um mandamento foi alvo dos irmãos e da sociedade. Vamos entender?

O primeiro versículo de Juízes 11 diz que Jefté era um homem valoroso, mas filho de uma prostituta. Ninguém escolhe o lar onde irá nascer e os familiares com quem irá conviver. Jefté também não teve esta escolha. No entanto, a passagem denota um homem destemido, capaz de tudo por alguém ou uma causa. Todavia, à vista dos irmãos, sua coragem de nada valia comparada ao fato de ele ter sido fruto do adultério de seu pai com uma prostituta.

Se este acontecimento já seria um escândalo hoje, num cenário em que casais se separam todos os dias, imagine no Antigo Testamento onde o respeito e a preservação matrimonial era de senso comum e com leis rigorosas!

Para eles, quem Jefté era não importava. À mente dos irmãos sobrevinha somente o que ele representava: uma traição, uma abominação, uma desonra para Deus e aos homens. E o mais trágico é que, por isso, Jefté foi "chutado" pra fora de casa por ser filho de outra mulher (verso 2).

O que o pai fez? Bem que eu queria colar aqui um texto bíblico marcante com as palavras de Gileade defendendo seu filho, mas não foi isso que ele fez. A Bíblia nem conta, provavelmente, porque ele tenha se omitido.

Até aqui já podemos tirar algumas lições:

  1. Deus não faz check-in na sua casa para consultar a região onde você mora, de quem você é filho ou passados obscuros de gerações que vieram antes de você. Para ficar mais claro: não interessa a sua linhagem se o seu coração está em Deus.
  2. Deus não Se omite quando a vida dos Seus filhos está em perigo. Jesus, o Deus encarnado, veio a este mundo para morrer a sua morte, porque o pecado te chutou pra fora da vida eterna. Pelo sangue Cristo, hoje, você é justificado.

  3. Assim como o Pai é perfeito, busque Seu exemplo. Não seja omisso às coisas pertinentes aos filhos que Ele te deu. Interceda por eles! Levante-se por eles! Ainda que seja desafiador, lute a cada dia por eles! Amanhã ou depois, eles dirão: "eu tive um pai / uma mãe, que além de ter se preocupado comigo, orado por mim, me instruído segundo os conselhos que recebeu de Deus, também andou ao meu lado e nunca desistiu de mim." Não há responsabilidade maior do que a de pais preparem seus filhos para o céu.

Em Juízes 11:3, nos deparamos com a fuga de Jefté para a terra de Tobe. Lá se envolveu com más companhias. Mais uma vez, um reforço: este versículo, provavelmente, não existiria se Gileade tivesse exercido o papel de pai. - Guarde os filhos que o Senhor te deu.

Aconteceu, então, uma batalha, e a narrativa a partir do versículo 4 menciona isto. Amom pelejou contra os filhos de Israel (Gileade era o fundador de uma das tribos de Israel). E os anciãos de Gileade, certamente guiados pelo Espírito de Deus, recorreram a Jefté para que este os liderasse. Percorreram a distância necessária para pedir o retorno de Jefté para a casa.

No versículo 7, Jefté desatou o nó da garganta e respondeu: "Vocês não me odiavam e não me expulsaram da casa de meu pai? Por que me procuram agora, quando estão em dificuldades?"

E depois de um enredo espetacular, Jefté acaba aceitando voltar e o livro de Juízes conta, no verso 32, que Deus entregou os amonitas nas mãos de Jefté e este foi um grande líder, homem valoroso, íntegro, servo do Deus Altíssimo. Seu nome está em Hebreus 11, na galeria dos heróis da fé.

Por fim, concluímos que não há rejeição alguma capaz de diminuir aquele que o Senhor escolheu para ser um vitorioso! Você é este alguém. Prossiga confiante! Sua vitória já está garantida em Cristo Jesus (1 Coríntios 15:57).

Autor: Lucas Scherer 

Esta mensagem abençoou o seu dia? Você sentiu Deus falar ao seu coração? Certamente, muitas outras revelações a Bíblia lhe dará! Você aceita esse presente? Então, clique agora no botão abaixo: