Atributos da fé

07/05/2021

O mundo está confuso! As pessoas estão confusas! Não sabemos em que ou em quem podemos acreditar! Todos estamos apreensivos com as coisas que sobrevirão! Ter uma vida de fé e esperança, é indispensável para ter a porta do coração aberta para o Espirito Santo e para as bênçãos de Deus.

Precisamos crer e amar a volta de Jesus. E a medida em que amarmos mais e mais a volta de Jesus Sua presença será mais real em nossas vidas. E quanto mais vivemos na expectativa da volta de Jesus, a fé, a esperança e a certeza nEle aumentarão a cada dia. Consequentemente a paz, a certeza e a confiança na presença de Deus aumentará cada vez mais em nossos corações.

A isso chamamos de relacionamento de fé. Mas, como compreender a fé e sua ação em nosso viver diário? Como aplicar o sentido da fé em nossas vidas?

A resposta é muito simples. No próprio contexto, e conceito do grego (Koiné), no qual o novo testamento foi escrito podemos identificas o conceito bem claro para o termo "PISTES", ou FÉ" em Português. 

A fé possui alguns atributos que são importantíssimos para uma vida de sucesso espiritual e em todos os aspectos da vida. Compreender os atributos da fé nos permite compreender a necessidade que temos de reinterpretar nosso conceito de fé e nossas atitudes tanto para com Deus como para com nosso próximo também.

O que seria os atributos da fé? E sua relação com nosso viver diário?

Primeiramente qual é o nosso conceito de fé? "CRER"? Bom até mesmo os anjos caídos creem e, todavia, eles não possuem fé. Porque fé não é exatamente crer. Prepara o caminho para crer, entretanto não é apenas crer. É algo muito mais complexo do que crer. Complexo, mas, simples e você irá descobrir isso. 

Ainda sobre nosso conceito popular de fé, podemos dizer que muitas pessoas não possuem fé real e viva porque acreditam em algo mágico e quase místico; acreditam em algo que parece ser uma porção mágica e que, quando derramada em nossas cabeças nos levará a sentirmos algo completamente transcendental e elevado de poder e autoridade. E por isso muitos acreditam que o fato de não desenvolvermos a fé em nossa vida se deve em grande parte a responsabilidade de Deus; e muitas vezes não assumimos que a responsabilidade de possuir uma fé viva e real é completamente nossa. 

Uma fé viva e real, produz frutos e atitudes correspondentes a essa fé. A Bíblia diz: "Pelos seus frutos os conhecereis", Mateus 7:16.

Assim, fica fácil compreender que a fé possui características que podem fazê-la conhecida diante de todos aqueles que são seus amigos e conhecem o mínimo necessário pra saber que você é um cristão.

E quais são os atributos da fé?

Ao se traduzir o termo "πίστις" para o Português, devemos compreender o termo com as seguintes palavras:

  • Fidelidade
  • Lealdade
  • Confiabilidade
  • Comprometimento/compromisso

Esta é a tradução correta e devidamente aplicável a termo "PISTIS", do grego Koiné, e que infelizmente foi trazido ao português diretamente do Latim pela tradução da Bíblia Vulgata Latina. E daí por diante conservado por motivos sem muita importância.

Exemplo disso é o termo BAPTÍÇO, que nuca foi traduzido e possui conceito de ritual, quando na verdade sua tradução é mergulhar e imergir.

Bom voltando a conceito de fé, agora fica tudo mais claro e perfeito quanto a Bíblia diz: "Sem fé é impossível agradar a Deus". Hebreus 11:

Mas há aqueles que vão dizer: bom mas, em Hebreus 11:1 diz que "a fé é a certeza (firme fundamento em versão mais originais), das coisas que não se esperam e a prova das coisas que não se veem." Mas, isso não altera em nada a tradução real do termo fé. Exatamente porque a fé nos leva ao estado relacional com um Deus invisível. Por meio da convicção colocada em nossos corações pelo Espirito Santo quando Paulo apresenta as palavras do Senhor dizendo: "Porque esta é a aliança que firmarei com a casa de Israel, depois daqueles dias diz o Senhor: na sua mente imprimirei as minhas leis, também sobre o seu coração as inscreverei;" Hebreus 8:10. Em seguida volta a dizer a mesma coisa: Esta é a aliança que farei com eles, depois daqueles dias, diz o Senhor: porei no seu coração as minhas leis, e sobre a sua mente as inscreverei." Hebreus 10:16.

A pergunta é: quem faz a obra em nosso coração? É o Espirito Santo. É o Espirito Santo quem nos convence do pecado e da justiça, conforme nos ensina a Bíblia. É Ele quem coloca a fé em nosso coração. Foi por isso que os apóstolos pediram a Jesus: "Aumenta-nos a fé." Lucas 17:5. O contesto aqui era puramente relacional. Jesus os ensinava a perdoarem seus inimigos.

E esse contexto nos permite irmos diretamente a Mateus 22:37 e 39, quando Jesus apresenta os dois maiores mandamentos: "Amarás ao Senhor, teu Deus, de todo o teu coração (Sentimentos/emoções), de toda a tua alma (Pó mais folego de vida = alma vivente, todo o corpo), e de todo o teu entendimento (inteligência)." E o segundo verso segue dizendo: "Amarás o teu próximo como a ti mesmo". 

É aqui que entra a fé. E os apóstolos compreenderam isso. Eles não queriam serem comprometidos com seus inimigos. Então pediram a Jesus para aumentar a fé neles. 

Podemos e devemos aplicar os atributos da fé em muitos aspectos de nossa vida diária. Onde preciso ser fiel ao Senhor de minha vida? No compromisso assumido ao lado de Cristo. Onde preciso ser Leal ao Senhor de minha vida? Na amizade com Cristo por meio da oração! Como ser confiável ao Senhor de minha vida? No cumprimento de minha missão. Qual é sua missão? Quando e como ser comprometido com as coisas de Deus? Pregação do Evangelho. E os exemplos são infindos.

  • A fé precisa existir nas de atitudes da vida do Cristão.
  • Atitudes de fé para com Deus!
  • Atitudes de fé para com o próximo!
  • Atitudes de fé para consigo mesmo!
  • Atitudes de fé para com sua família
  • E etc...

Sejas uma pessoa de fé a transmita esperança a todos quantos tiverem contato com você. E como últimas palavras para você refletir no contexto da fé pensa no atributo da fé "confiabilidade". É uma via de mão dupla. Você confia em Deus, entretanto você também deve ser confiável a Deus. A pergunta é: Deus pode confiar em você? Já pensou nisso?

Deus pode confiar em suas orações? Em seu namoro? Em sua leitura da Bíblia? Em seu testemunho pessoal?

Deus confiou em Jó, confiou em Daniel, confiou em Abraão quando pediu para sacrificar seu próprio filho e Deus confiou em muitos outros homens e mulheres tanto da Bíblia quanto na história da igreja. Deus deseja confiar em seu coração hoje também. Ele, nosso maravilhoso Jesus pode confiar em você hoje?

Autor: Pr. Durlane Pedroso

Esta mensagem abençoou o seu dia? Você sentiu Deus falar ao seu coração? Certamente, muitas outras revelações a Bíblia lhe dará! Você aceita esse presente? Então, clique agora no botão abaixo: