Amizade verdadeira

05/04/2021

Algumas amizades não duram nada, mas "há amigo que é mais chegado que um irmão." Provérbios 18:24

Desde muito pequenos sentimos a necessidade de estar cercado de pessoas. Quando nascemos as pessoas mais próximas são nossos pais e familiares, então o tempo passa e logo cedo percebemos que precisamos de pessoas que fogem do nosso ciclo familiar. Na escola, festinhas de aniversário, parquinho e praia, as crianças procuram outros para que possam compartilhar as brincadeiras e gastar as energias criando situações que as deixem alegres e empolgadas.

Conforme o tempo vai passando vamos formando um ciclo de relacionamentos com pessoas que de uma forma ou de outra gostam da nossa companhia, se empolgam com as nossas ideias e acrescentam muito em nossa vida. Mas, de fato, o que faz de uma amizade algo verdadeiro?

 Creio que o princípio fundamental da amizade seja o amor. Quando as pessoas são amigas elas podem fazer a diferença de forma inexplicável na vida de alguém. Um verdadeiro amigo pode ser o maior bem que se possa ter. No entanto, a amizade verdadeira não acontece de uma hora para a outra. Amizades vão crescendo a partir da confiança, cumplicidade, trocas, conselhos e gratidão. Para que uma amizade se solidifique também é preciso exercitar a paciência, benevolência e o perdão.

Com certeza nossos amigos não serão pessoas perfeitas, nem sempre irão concordar conosco ou agir da mesma forma que agiríamos em determinadas situações. Aliás, um amigo pode ser alguém bem diferente de nós. Pode ter uma profissão totalmente diferente, ter vindo de outra estrutura familiar, classe social ou educação diferente da nossa. Mas uma coisa é fato, para que uma amizade aconteça é preciso que haja coisas em comum. Esta cumplicidade pode acontecer logo que se conhece alguém ou ao longo do tempo.

Amigos verdadeiros sempre terão assuntos que interessem aos dois, irão gostar de ouvir o que o outro tem a dizer, terão confiança em contar seus segredos e ouvir os conselhos que o amigo tem a oferecer. Quando a amizade verdadeira acontece a admiração pelo outro também é algo natural. Muitas vezes, o amigo tem maneiras de agir e pensar que te fazem sentir-se confiante e alegre por estar ao seu lado. Um amigo pode de certa maneira ter algo que lhe complete, ele pode ser aventureiro, sonhador, conselheiro, intelectual ou simplesmente uma boa pessoa. Independente de como é o outro, a amizade deve ser construída com alegria e prazer em fazer parte da vida de alguém.

O mais interessante em uma amizade verdadeira é que apesar de você ser beneficiado com ela, a amizade só se solidifica quando você está mais disposto a dar mais do que receber. A amizade pura é livre de interesse ou julgamentos e quando apreciada torna-se uma grande bênção na vida de alguém.

O maior exemplo de amizade é o demonstrado pelo nosso amigo Jesus. Durante o pouco tempo em que esteve neste mundo foi o melhor amigo que alguém poderia ter. Um amigo de verdade. Jesus era uma pessoa agradável, estava sempre disponível, não fazia diferença entre as pessoas, aceitava os outros como eles eram, acreditava nas pessoas e não deixava ninguém na mão.

Hoje, Jesus também deseja ser nosso grande amigo. Ele deu o primeiro passo para que essa amizade aconteça. Porque deu a Sua vida por nós (João 15.13,14). Sendo Deus, Ele se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade (João 1.14). Ele é o Pão da Vida que nos alimenta (João 6.35). Ele é o descanso para os cansados e a libertação para os oprimidos (Mateus 11.28-30). No Seu precioso sangue, Ele nos purifica os pecados e traz comunhão dos que creem nEle (1 João 1.7). O nosso melhor amigo está em nós e é a esperança da glória (Colossenses 1.27).

Não existem amizades verdadeiras por interesse, mas amigos que se interessam em ser benção na vida do outro. Em pagar preço no serviço mútuo. Jesus Cristo, nosso Salvador e Senhor, é uma enorme inspiração para nós nestes dias tão difíceis! Ele deseja ser nosso grande amigo, deseja ter um relacionamento conosco, nos aconselhar e ajudar em todas as situações. Jesus pode nos transformar em pessoas melhores, pode fazer a diferença em nossa vida e na vida daqueles que estão próximos de nós.

Os verdadeiros amigos, à semelhança de Jesus, o são de coração. Eles podem discordar na mente, nas opiniões, visões, mas estão juntos no coração, no fundo do ser. É muito difícil ter amigos de verdade! Temos muitos colegas, mas pouquíssimos amigos. Como diz o poeta, a palavra 'amigo' é fácil de se pronunciar, mas muito difícil de se encontrar.

Como é maravilhoso ter e ser um bom amigo! Sabe o que faz de você um bom amigo? Ser amigo Daquele que já é nosso grande amigo desde o dia em que nascemos, deu Sua vida por nós e nos ensina a sermos melhores a cada dia. Jesus já fez a diferença, aceite esse amigo e você será o melhor amigo que qualquer um gostaria de ter. 

Autora Parceira: Ana Paula Santos

Esta mensagem abençoou o seu dia? Você sentiu Deus falar ao seu coração? Certamente, muitas outras revelações a Bíblia lhe dará! Você aceita esse presente? Então, clique agora no botão abaixo: