Amizade a sete chaves

16/03/2021

Em um mundo onde o amor se esfria dia após dia e as lentes da desconfiança envolvem os olhos da maioria, uma amizade duradoura vira título de filme e best seller encontrado na seção utopia. Hoje, encaramos as perguntas: É possível encontrar amigos leais e verdadeiros em tempos como este? Quem são os seus? Como ser um bom amigo? Que tipo de amigo você tem sido?

Sabiamente, Provérbios 18:24 diz: "Quem tem muitos amigos pode chegar à ruína, mas existe amigo mais apegado que um irmão." Isto é, casa cheia não é sinônimo de coração cheio. Você pode ter cinco mil amigos no Facebook, criar um evento, convidar todo mundo para uma festa por sua conta e ainda se deparará com algumas desculpas de fulanos que não foram, ciclanos que receberam a notificação e nem visualizaram, e de beltranos que foram, desfrutaram de todos os pratos, se deslumbraram com os detalhes, mas saíram falando mal, porque se a festa tivesse sido planejada por eles seria muito melhor. Finalmente, você se pergunta: investi em quê? Certamente, na quantidade que repercute status em vez da qualidade que estreita laços. Nenhuma moeda do mundo é capaz de comprar o valor de uma boa amizade.

À luz da Bíblia, destacamos sete dentre as muitas características, que foram inseridas, cultivadas, amadurecidas e que são exercidas pelo caráter de um bom amigo que, graciosamente, é conduzido pelo Espírito de Deus. Trataremos as sete características como as sete chaves que guardam e protegem uma valiosa amizade:

1. Chave do Tempo
O verdadeiro amigo está presente em todo tempo, celebra as suas alegrias, mas também vive a situação do aperto, da dor e do luto: "Em todo o tempo ama o amigo, e na angústia se faz o irmão" Provérbios 17:17.

2. Chave do Desinteresse
Não te procura pelo o que você tem, mas pela sensação de bem-estar que uma boa conversa com você proporciona: "Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a si mesmos. Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros" Filipenses 2:3,4.

3. Chave da Audição
Escuta atentamente suas palavras, não o interrompe como se existisse uma competição para ver quem ganha no excesso dos aspectos contados, não se cansa dos seus desabafos e, por isso, adquire sua confiança e acaba sendo promovido a confidente: "Meus amados irmãos, tenham isto em mente: Sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para irar-se" Tiago 1:19.

4. Chave das palavras
Não encobre a mentira e o pecado, mas se mantém fiel ao lado da verdade: "Aquele que é íntegro em sua conduta e pratica o que é justo, que de coração fala a verdade (...) Quem assim procede nunca será abalado!" Salmos 15:2,5.

5. Chave da repreensão
Ao perceber que você está em perigo de um relacionamento ou negócio que te levará à ruína, sem hesitar, repreende com amor para que você seja "despertado" desta miragem. Da sua boca saem conselhos para a vida: "Melhor é a repreensão feita abertamente do que o amor oculto. Quem fere por amor mostra lealdade, mas o inimigo multiplica beijos" Proverbios 27:5,6.

6. Chave da intercessão
O amigo verdadeiro coloca o seu nome em seu caderno de oração. Intercede para que Deus opere em você não somente por propósitos terrenos, mas, principalmente, eternos: "O meu intercessor é meu amigo, quando diante de Deus correm lágrimas dos meus olhos; ele defende a causa do homem perante Deus, como quem defende a causa de um amigo" Jó 16:20,21.

7. Chave da salvação
O verdadeiro amigo é aquele que te leva para mais perto de Deus. Vence todos obstáculos necessários só para alcançar a oportunidade de Jesus transformar a sua vida: "Vieram alguns homens trazendo um paralítico numa maca e tentaram fazê-lo entrar na casa, para colocá-lo diante de Jesus.
Não conseguindo fazer isso, por causa da multidão, subiram ao terraço e o baixaram em sua maca, através de uma abertura, até o meio da multidão, bem em frente de Jesus"
Lucas 5:18.19.

Que sejam os seus amigos escolhidos pelo Senhor e que seja sua amizade para eles um tesouro incalculável.

Autor: Lucas Scherer

Esta mensagem abençoou o seu dia? Você sentiu Deus falar ao seu coração? Certamente, muitas outras revelações a Bíblia lhe dará! Você aceita esse presente? Então, clique agora no botão abaixo: